CI

Monitoramento é diferencial para sucesso no controle de pragas de armazenamento

Isca Tecnologias desenvolveu uma linha de produtos atrativos (feromônios)


As chamadas “pragas de armazenamento” podem comprometer a lucratividade de uma grande safra se não forem tomados cuidados essenciais. Ameaças como Lasioderma serricorne, Sitotroga cerealella (Olivier), Ephestia kuehniella (Zeller) e Ephestia elutella (Hübner) podem deteriorar o lote de sementes estocado se não houver o correto monitoramento.

O besouro Lasioderma serricorne tem sido detectado com frequência perfurando sementes e grãos de soja, e já se constitui na maior ameaça ao armazenamento da oleaginosa. As larvas depositadas se alimentam da soja armazenada, além de outros produtos como frutos secos, grãos, farelos, farinhas, massas, biscoitos e rações.

Outro problema de relevo é a traça dos cereais (Sitotroga cerealella), que deposita seus ovos sobre as sementes. As larvas dessa praga primária destroem a semente, comprometendo peso e qualidade. Atacam ainda farinhas, provocando o apodrecimento de material pronto para consumo.

As traças Ephestia kuehniella (Zeller) e Ephestia elutella (Hübner), fisicamente semelhantes, são pragas secundárias que colocam larvas sobre resíduos de grãos e farinhas resultantes da ação de outras pragas. Ao formar uma espécie de ‘teia’ sobre as sementes ou nos sacos, prejudicam a qualidade do produto armazenado.

A Isca Tecnologias desenvolveu uma linha de produtos atrativos (feromônios) para monitoramento e controle dessas pragas. Trata-se da Techlure, composta de atrativos e armadilhas que determinam o sucesso no controle das traças e besouros.
 
KIT TECHLURE SERRICORNE

É um conjunto de armadilha e atrativo específico e seletivo para o Besouro-do-Fumo - Lasioderma serricorne - para captura em silos, armazéns, depósitos e fábricas de beneficiamento de folhas de fumo, bibliotecas, portos e aeroportos, também em áreas de armazenamento de farináceos, legumes, cereais, frutas secas e especiarias.
 
KIT TECHLURE TRAÇA

É um atrativo específico e seletivo para a Traças - Ephestia kuehniella, E. elutella e Plodia interpunctella armazéns - para captura em armazens e fábricas que beneficiam ou armazenam milho e trigo e cereais em geral e seus subprodutos, nogueiras, cocos, amêndoas de babaçu e outras palmáceas, vagens de amendoim, folhas de fumo, frutos secos, nozes. Pode atacar fábricas, armazéns e depósitos de alimentos como barras de cerais e farináceos.

KIT TECHLURE CAUTELLA

É um atrativo específico e seletivo para o Traças das Amêndoas - Ephestia (Cadra) cautella - para captura em armazéns e fábricas que beneficiam ou armazenam a amêndoa do cacau e seus subprodutos, como biscoitos e chocolates. Pode atacar fábricas, armazéns e depósitos de grãos e farinhas.
 
KIT TECHLURE CEREALELLA

É um atrativo específico e seletivo para a Traças dos Cereais - Sitotroga cerealella - armazéns e fábricas que beneficiam ou armazenam grãos e seus subprodutos. Pode atacar fábricas, armazéns e depósitos de farinhas.
 
KIT TECHLURE CASTANEUM

É um atrativo específico e seletivo para o Besouro-Castanho - Tribolium castaneum - para cptura em armazéns e fábricas que beneficiam ou armazenam arroz, aveia, cevada, milho, trigo ou seus subprodutos. Pode atacar fábricas, armazéns e depósitos de alimentos como cacau, chocolate, nozes, castanha-do-pará, amêndoa, avelã, noz macadâmia, frutos secos, raízes de gengibre.
 
KIT TECHLURE BISSELLIELLA

É um atrativo específico e seletivo para o Traças de Roupas - Tineola bisselliella - para captura em fábricas, armazéns, lojas e residências com estoques, prateleiras e armários com lã, peles, couro, fibras ou roupas, carpetes e tapetes com esses materiais, além destes lugares mais comuns as traças atacam bibliotecas e museus.
 
TECHLURE PALMARUM

É um atrativo específico e seletivo para o Bicudo-do-Olho-do-Coqueiro - Rhynchophorus palmarum - para captura em jardins, praças, parques, arborização pública, residências, clubes ou condomínios.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.