CI

Plantas combatem fungo através da troca de RNAs

Quando o fungo se instala ele fornece seu RNA para a planta


Pesquisadores da Universidade da Califórnia publicaram um artigo na Revista Science, na última quinta-feira (17.05), onde relataram que as plantas podem combater patógenos através da troca de RNA. O estudo foi focado no fungo Botrytis Cienrea, que causa o mofo cinzento em frutas, vegetais e até flores. 

O RNA, ou ácido ribonucleico, é responsável por várias funções importantes da planta, como a codificação genética, por exemplo. Quando o fungo se instala ele fornece seu RNA para a planta a fim de diminuir a imunidade do seu hospedeiro e suprir suas necessidades vitais. Do outro lado, as plantas também transferem seu RNA para o invasor com a intenção de inibir sua capacidade de causar infecção. 

A grande novidade que os cientistas descobriram foi que durante a infecção do Botrytis Cinerea as células da planta empacotam os RNAs invasores em bolhas, chamadas de exossomos, e os envia para fora da área celular para serem absorvidos por células fúngicas. Hiling Jin, professora de microbiologia e patologia celular na faculdade de Ciências Naturais Agrícolas da UCR destaca que esse estudo é muito importante pois desenvolve estratégias que podem controlar doenças e garantir a produção de alimento ao mesmo tempo que não agride o meio ambiente.  

"A descoberta do papel dos exossomos na interferência do RNA entre os cruzamentos nos ajudará a desenvolver métodos eficazes de entrega de fitopatógenos com sRNAs artificiais, com o objetivo de controlar doenças de plantas em plantações", comenta. 

O trabalho é financiado pelo National Institutes of Health e National Science Foundation e foi realizado em parceria com a Universidade Nacional Chiao Tung, do Taiwan. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.