CI

Polícia apreende 300 kg de defensivos contrabandeados

Seriam utilizados em misturas com outros defensivos agrícolas de origem comprovada


Foto: Marcel Oliveira

A Polícia Militar (PM) apreendeu uma caminhonete Toyota/Hilluz SW4 transportando 300 kg de defensivos agrícolas de origem paraguaia. O veículo foi abordado na estrada GO-108, na região de Posse, na divisa entre os estados de Goiás e a Bahia. 

Segundo a Polícia Militar, após ser abordado o condutor da caminhonete apresentou um comportamento de intenso nervosismo, o que levou os policiais a aprofundarem a fiscalização. Ao vistoriar a composição das cargas do veículo, foram localizados os agroquímicos contrabandeados. 

Diante do fato, o homem foi preso em flagrante e encaminhado, junto com a caminhonete e os produtos, para a Delegacia de Polícia Civil. Aos policiais, o motorista afirmou ter pego o automóvel em Mundo Novo, no estado de Mato Grosso do Sul, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. O destino seria a cidade de Salvador, no estado da Bahia. 

Conforme a polícia, os produtos contrabandeados tinham um valor estimado em R$ 500 mil e seriam utilizados para serem misturados a outros defensivos agrícolas de origem comprovada, para então serem comercializados como defensivos agrícolas de origem brasileiro ou até mesmo no mercado negro. Não há detalhamento do tipo do produto apreendido. 

Vale destacar que a Agrodefesa (Agência Goiana de Defesa Agropecuária Agrodefesa) informou à Polícia Militar que, apesar da produção de alimentos ter aumentado, a venda de defensivos diminuiu. Em decorrência disso, somente em 2020, foram apreendidas cerca de cinco toneladas de defensivos agrícolas contrabandeados, segundo a corporação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.