CI

Produção brasileira está livre de resíduos químicos

Pesquisa foi realizada pelo Mapa


A produção brasileira de alimentos está praticamente livre de resíduos de pesticidas. Isso porque uma pesquisa realizada pelo Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos Vegetais (PNCRC), entre 2015 e 2018 em nome do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), mostrou que 92% das amostras estavam dentro do nível de conformidade, o que significa que os vegetais são seguros para consumo. 

A pesquisa do PNCRC analisou resíduos de pesticidas, contaminantes biológicos como micotoxinas e Salmonella e produtos químicos como arsênico e cádmio em produtos produzidos internamente e importados. Constatou-se que 53% não apresentavam resíduos ou contaminantes, enquanto 39% das amostras apresentavam traços abaixo do Limite Máximo de Resíduos (LMR) estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Dos 8% restantes das “amostras não conformes”, 7% estavam violando os níveis seguros para resíduos de pesticidas. Segundo a pesquisa, a conformidade com níveis seguros está aumentando, passando de 85% em 2015 para 92% em 2018. Durante o período de testes de quatro anos, o PNCRC coletou um total de 4.828 amostras de 42 produtos diferentes de origem vegetal, incluindo frutas, legumes, nozes, café torrado, vinho, feijão, soja e pimenta do reino. 

Os Laboratórios Federais de Defesa Agrícola analisaram as amostras usando um método de pesticidas multirresíduos que analisa mais de 200 ingredientes ativos e pode ser expandido para mais de 300. De acordo com uma declaração publicada pelo Ministério da Agricultura, os resultados do PNCRC se assemelham aos divulgados pela Autoridade Européia de Segurança Alimentar (EFSA) e Administração de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos (FDA). 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.