CI

Programa estuda efeito de sabão em pó na lavagem de EPIs

“O objetivo da pesquisa é identificar produtos que interfiram favoravelmente ou prejudicialmente na durabilidade dos EPI"


Foto: Marcel Oliveira

O programa IAC-Quepia de Qualidade de Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura iniciou um novo estudo que visa descobrir o efeito de sabão em pó fabricado no Brasil sobre a lavagem e a durabilidade de EPI agrícolas. Segundo o coordenador do IAC-Quepia, o pesquisador Hamilton Ramos, o laboratório avançado do programa será responsabel pela análise. 

“O objetivo da pesquisa é identificar produtos que interfiram favoravelmente ou prejudicialmente na durabilidade dos EPI. Os testes são baseados em sucessivos procedimentos de lavagem seguidos de avaliações em laboratório”, assinala Ramos. Segundo o pesquisador, a expectativa é que o laudo final atrelado ao estudo fique pronto ainda este ano. 

Ele diz ainda que uma parte relevante da pesquisa se dá pelo emprego de um equipamento importado pelo IAC-Quepia, possivelmente único no Brasil na pesquisa agrícola, denominado Laundrometer, específico para lavagem controlada de amostras de tecidos de EPI agrícolas. As marcas comerciais selecionadas para compor o ensaio técnico terão seu desempenho comparado ao do sabão em pó padronizado pela entidade International Standardization Organization, prescrito no âmbito da norma ISO 6330. 

“O resultado da análise poderá ensejar recomendações de uso para agricultores e empresas agrícolas com o objetivo de elevar a vida útil dos EPI”, complementa Ramos. Ele não revela quais marcas de sabão em pó produzidas no País estão sendo empregadas no ensaio do IAC-Quepia. 

O programa é liderado pelo Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.