CI

Projeto foca em produtividade na soja

Iniciativa quer unir elos da cadeia e debater os desafios e avanços na cultura


Foto: Eliza Maliszewski

O Brasil colheu uma safra recorde de soja. Foram 120,4 milhões de toneladas, em 36,8 milhões de hectares e produtividade de 3,2 kg/ha. A cultura está presente de Norte a Sul do país. Embora bem desenvolvida no país ainda há desafios como as pragas, doenças, clima, manejos, expansão de área e, principalmente, produzir mais com menos. 

Para levar informação e conhecimento técnico os projetos Falando de Soja e Tour da Soja buscam levar, de forma simples e didática, suporte ao produtor. O acesso ao conteúdo se dá por meio de canal no Youtube, onde pesquisadores renomados e consultores orientam sobre diversos temas, em vídeos de fácil entendimento. Conversamos com Ivan Jarussi, Gerente de Cultura da FMC, empresa que criou a iniciativa. 

Portal Agrolink: o que é o projeto soja?
Ivan Jarussi :
sabemos da importância da soja para o agronegócio nacional. Nos últimos 20 anos, a cultura tornou-se o principal mercado agrícola brasileiro, e para a FMC não é diferente. Por essa razão, estamos levando para os campos de todo o País a iniciativa que visa fomentar e incentivar o debate a respeito dos desafios e avanços para esse setor. Sob o lema, “É mais produtivo quando a gente faz junto”, a campanha promoverá uma série de ações para aproximar todos os elos da cadeia, levar informações relevante e entender cada vez mais a demanda desse segmento, para continuar investindo em soluções inovadoras e sustentáveis que tragam valor para o produtor rural.

Portal Agrolink: qual a estratégia?
Ivan Jarussi:
a FMC tem grande potencial de expansão dentro da cultura de soja, com ampla capacidade de inovação, pesquisa e desenvolvimento, além de possuir um portfólio robusto e eficiente, capaz de contribuir com os desafios produtivos dos próximos anos. Todas as iniciativas da Campanha estão focadas em três grandes pilares estratégicos: Jornada da Inovação, Confiança e Parceria e Proximidade com o agricultor. Todos eles, buscam envolver produtores, distribuidores, consultores, pesquisadores e indústria, sempre objetivando entender as necessidades do cliente final, que é o agricultor.

Portal Agrolink: quais ações o projeto envolve?
Ivan Jarussi:
apoiada nos pilares estratégicos, a FMC irá desenvolver uma série de ações para fomentar essas discussões em torno da cultura, entre elas está o apoio ao projeto Falando de Soja, uma iniciativa de consultores e pesquisadores, que promove extensão rural digital. Trata-se de uma série de vídeos técnicos sobre o manejo e boas práticas em todo ciclo soja abordando diversos temas com intuito de auxiliar o produtor na busca de melhores resultados para sua lavoura.

Outro projeto é o Tour da soja, um evento que reúne toda a cadeia, levando informações da empresa a respeito de pesquisa e inovação para o campo. O objetivo é estar próximo e proporcionar uma cocriação de produtos e serviços que possam ser oferecidos no futuro.

Também focado em criação e colaboração, desenvolvemos um programa que discute - junto com grupo de consultores, pesquisadores e produtores -, as necessidades, mudanças e melhorias para a cultura. Os encontros são realizados no Centro de Inovação da Companhia, em Paulínia (SP), para que os parceiros possam conhecer o trabalho de inovação para a cadeia produtiva, e ter contato com o futuro.

A FMC possui ainda, um projeto de longa data com consultores e pesquisadores, denominado Grupo Avante, no qual o objetivo é debater posicionamentos e melhorias para o combate de pragas, doenças e plantas daninhas. O grupo leva em consideração especialmente as especificidades regionais, para entregar sempre soluções que façam sentido para cada realidade de produção.

Além disso, a empresa trabalha em contato com os principais consultores do Brasil, presentes em todas as regiões produtoras de soja. O Top Class Consult, reúne esses consultores para debater as necessidades que surgem no dia a dia do campo e possíveis melhorias, para que a FMC possua continuamente adaptar seus posicionamentos, ajustar os produtos e sempre olhar para o futuro.

Portal Agrolink: que tecnologias estão incluídas neste projeto?
Ivan Jarussi: 
temos um amplo portfólio com soluções tecnologias e eficientes, que ajudam os agricultores no desafio de produzir com sustentabilidade e produtividade. Para o controle do percevejo, por exemplo, contamos com o programa Domínio Percevejo que leva em consideração a situação da praga, a necessidade de controle em cada momento da cultura e os desejos do produtor rural de proteger o seu investimento, a sua produtividade e ter uma atividade segura para si e para o meio ambiente. O programa de manejo conta com dois produtos, sendo eles os inseticidas Hero®, que controla a praga por caminhamento e contato; e o Talisman, com alta performance e controle em todos os ciclos do percevejo (ovos, ninfas e adultos).

A companhia conta ainda com tecnologia para o controle de plantas daninhas. O Stone, é um herbicida pré-emergente de alta performance que mantém o caminho limpo para a produtividade. Possui eficiência em ervas daninhas de difícil controle, facilitando o manejo com o glifosato, além apresentar seletividade de uso em diferentes situações.

Na linha de inseticidas também temos o Premio, uma ferramenta de manejo de resistência para lagarta, preservando a tecnologia da soja Bt, além de proporcionar proteção da cultura por mais tempo e protegendo cada flor.


Portal Agrolink: e em relação aos biológicos?
Ivan Jarussi:
outro importante programa é o Comando Nematoide, idealizada pela FMC, a ação leva capacitação e informação técnica aos produtores do País sobre a prevenção e o controle efetivo dos nematoides.

A companhia montou um laboratório móvel com as tecnologias necessárias para levar as melhores práticas e ferramentas para o manejo efetivo da praga com os bionematicidas Presence, o primeiro nematicida microbiológico do mercado com registro para o tratamento de sementes, e o Quartzo, ferramentas altamente eficientes no manejo integrado e de resistência.

Veja ao final desta reportagem mais sobre o Comando Nematoide e o combate 

Portal Agrolink: Paralelo a isso o que envolve o Falando de Soja?
Ivan Jarussi:
o Falando de Soja é um projeto de extensão rural digital que conta com o apoio da FMC. É uma série de vídeos técnicos com renomados pesquisadores e consultores com o objetivo de disseminar informações sobre a cultura da soja para produtores de todo Brasil, com intuito de auxiliar o produtor na busca de melhores resultados para sua lavoura.

Portal Agrolink: diante de tantas tecnologias e soluções e uma produtividade alta quais os desafios maiores de produzir hoje?
Ivan Jarussi:
nosso principal objetivo para cultura da soja é ajudar os produtores a construírem safras produtivas, sustentáveis e rentáveis. Por isso, investimos em pesquisa e desenvolvimento para a descoberta de novos ingredientes ativos, formulações de produtos e tecnologias de aplicação.

Além disso, apoiamos e promovemos inúmeras iniciativas que visam debater o futuro da cultura, para que possamos continuar investindo em soluções tecnológicas que façam sentido para cada realidade de produção.

Também sempre olhando para o futuro, nossos Centros de Inovações estão em constante busca de novas moléculas e tecnologias para que possamos sempre entregar inovação, performance e produtos de qualidade.

O projeto é desenvolvido no Canal do Youtube "Falando de Soja', além disso o conteúdo também pode ser acessado no formato podcast via Spotify e SoundCloud.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.