CI

Senado dos EUA vota para proibir clorpirifós

Órgão disponibilizou recursos para a busca por alternativas


Foto: Marcel Oliveira

O senado norte-americano votou a favor um projeto que proibe parcialmente os defensivos clorpirifós no estado de Washington. Além disso, a entidade aprovou a liberação de mais recursos para treinar aplicadores de pesticidas e ajudar os produtores a encontrar alternativas ao produto químico amplamente utilizado. 

A principal defensora do projeto do projeto, a democrata Christine Rolfes, da ilha de Bainbridge, reconheceu que desistir de clorpirifós seria difícil para alguns agricultores. “Eu sei que isso não é fácil. Eu sei que os produtores dependem desse pesticida, muitos deles”, disse ela. 

Washington seria o quarto estado depois da Califórnia, Havaí e Nova York a proibir ou limitar as vendas de produtos com clorpirifós. A Agência de Proteção Ambiental (EPA) resistiu a petições e ações judiciais para proibir os clorpirifós em todo o país, com base em alegações de que o pesticida representa um risco para a qualidade da água e para os seres humanos, principalmente crianças pequenas e não nascidas. A agência diz que concluirá uma revisão dos usos do clorpirifós na agricultura comercial em 2022, sendo que ele já é proibido para uso residencial. 

O Projeto de Lei 6518 do Senado invocaria uma proibição parcial em Washington a partir de 1º de janeiro de 2022. Algumas culturas identificadas pelo Departamento de Agricultura do estado como particularmente dependentes de clorpirifós seriam isentas. Outros produtores podem solicitar licenças de emergência. 

O projeto passou de 30 a 18, com todos os democratas menos um apoiando a medida. Os republicanos se opunham firmemente. A votação agora vai para a Câmara para consideração. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.