CI

Startup revoluciona compra de insumos agrícolas

Agricultores já podem comprar tudo pelo celular e receber direto na propriedade


Foi lançada no último dia 10 de dezembro a operação, no estado de Goiás, da InstaAgro™, uma nova startup do segmento “AgTech”, de origem brasileira e capital norte-americano e europeu. Por meio de seu modelo de negócio inovador e tecnologia de ponta, a InstaAgro™ é uma loja online que comercializa insumos e implementos agrícolas diretamente ao produtor rural brasileiro, em um primeiro momento apenas no estado de Goiás, mas com planos de expansão para todo o território nacional.

Com 100% de garantia de origem dos produtos, a plataforma oferece diversas opções de entrega e assegura, ao mesmo tempo, segurança no pagamento online e confidencialidade de dados. Na InstaAgro™ o produtor vai encontrar uma ampla oferta de insumos e implementos agrícolas, que são garantidos por parcerias diretas com as empresas fabricantes. “Temos vários fornecedores com credibilidade e alcance internacional na área de defensivos químicos, sementes e fertilizantes. Adicionalmente, oferecemos diversos implementos agrícolas, incluindo, por exemplo, produtos de irrigação, que o produtor não encontraria habitualmente em sua revenda local”, revela Rodrigo Santini, co-fundador e CMO (Chief Marketing Officer) da InstaAgro™.

Co-fundador da InstaAgro™, o norte-americano Avram Slovic, atual CTO (Chief Technology Officer) da empresa, destaca que a InstaAgro™ chega para modernizar a cadeia de insumos agrícolas e a forma de comprar. Isso porque a loja online oferece simplicidade de uso, um maior número de ofertas e facilidade na busca pelos produtos, que podem ser encontrados por termos como nome, marca ou cultura, por exemplo. “Nosso portfólio é vasto, combinando defensivos convencionais, biológicos, fertilizantes químicos e adubos orgânicos, com o objetivo de facilitar cada vez mais a viabilização de uma agricultura eficiente e sustentável. Os agricultores vão poder montar um carrinho de compras e utilizaremos inteligência artificial para complementar com sugestões sob medida, que melhor se adaptem às necessidades deles”, sustenta.

O executivo explica, também, que no caso específico da venda de defensivos agrícolas, o receituário agronômico deverá ser sempre anexado ao pedido. Caso o produtor rural não possua receituário agronômico, ele deverá procurar o serviço de um engenheiro agrônomo devidamente credenciado para emiti-lo, após a realização do diagnóstico no local de infestação da doença ou praga. A liberação do pedido online, da nota fiscal e dos demais documentos exigidos será feita apenas mediante a inclusão das informações pelo agricultor na plataforma, incluindo o receituário agronômico. Slovic ressalta que essa inovação promove mais segurança na compra, porque torna obsoleta e desnecessária a venda ilegal que ocorre hoje na internet. “A indústria deve receber positivamente essa iniciativa, pois a partir dela passará a contar com uma solução de venda digitalizada, que possibilitará a rastreabilidade dos produtos e incentivar sua correta utilização a campo”, complementa.

Segundo Marcos Tanaka, Diretor de Operações da InstaAgro™, uma inovação decisiva que será trazida é relacionada à logística. Além da entrega tradicional atual, a startup conta com centros de depósito próprios – diferentes de tudo o que existe hoje –, além de diversas opções de entrega e possibilidade de fracionar a carga em caixas menores, seguindo toda a regulação existente, e a oferta de um serviço rápido e eficiente. “Sabemos que a última milha é a mais complexa, ou seja, fazer chegar do depósito até o consumidor final lá no campo, e nós vamos inovar a cadeia de logística para melhorar esse serviço”, destaca. Adicionalmente, a InstaAgro™ promove a logística reversa para a devolução de embalagens usadas, assegurando postos de coleta de embalagens próximos dos produtores rurais.

“Nossa iniciativa tem como premissa a excelência logística e a atenção total à ‘base da pirâmide’, ou seja, aqueles três a quatro milhões de pequenos agricultores que até hoje não eram satisfatoriamente atendidos pelas indústrias e canais tradicionais. Esse é o nosso primeiro público-alvo e vamos empoderar esse produtor rural não apenas com mais ofertas, mas sobretudo com mais transparência e conhecimento – para esse efeito temos a missão de disponibilizar, gratuitamente na plataforma, vários vídeos tutoriais mostrando conceitos e técnicas de aplicação de defensivos, com ênfase para a correta utilização desses produtos e para as melhores práticas de manejo agrícola.”, explica Santini.

SOBRE A INSTAAGRO

Criada em 2016, a startup inicialmente se chamava de Agvali™. Naquele momento, a plataforma disponibilizava cotações de produtos oferecidos pelas revendas aos produtores da mesma localidade. Desta forma, através do marketing digital, a ferramenta gerava demanda adicional para as revendas tradicionais e trazia simultaneamente promoções atrativas para os produtores.

No final de 2017, porém, após uma rodada de investimento de Seed Capital e entrada de novos investidores e executivos, a InstaAgro™ “migrou” o modelo de negócio para o formato atual, estabelecendo-se como a primeira loja online especializada no dia a dia do produtor rural brasileiro.

“Percebemos que havia um déficit muito grande de acesso e informação e que o agricultor, sobretudo o pequeno, não tinha acesso a todos os produtos disponíveis no mercado e informações sobre sua correta utilização. Os canais tradicionais de distribuição já não atendiam ou não chegavam em todos os lugares que os produtores precisavam. Entendemos que para atender e empoderar o pequeno produtor de forma efetiva tínhamos que ser a própria loja, e não apenas direcionar o comprador às lojas atuais. Por outro lado, assistimos com grande preocupação à proliferação de venda ilegal online e assumimos a missão de criar um padrão nacional de venda segura e legal de insumos agrícolas online, incluindo defensivos, assegurando uma rastreabilidade total de toda a cadeia de fornecimento. Assim nasceu a InstaAgro”, conta Santini.

Com uma base de dados de mais de um milhão de produtores rurais, construída laboriosamente ao longo de 3 anos de operações da Agvali™, a loja online funciona através de um portal de internet disponível em todos os sistemas operacionais e também, em breve, por meio de aplicativo gratuito.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.