CI

Substância permite manga o ano todo

Condicionador de solo age como regulador de crescimento da planta


Foto: Pixabay


O Paclobutrazol (PBZ) é um fungicida que tem sido usado para estimular a floração de fruteiras, regulando o crescimento vegetativo e reduzindo o alongamento da brotação. No caso da mangueira age regulando o crescimento vegetativo e permitindo florada uniforme em qualquer época do ano.

Um estudo feito na Universidade Federal do Piauí (UFPI) mostrou que o efeito do PBZ pode ser potencializado com uso de substâncias orgânicas, melhorando a sua mobilidade no solo, que costuma ser baixa. O uso de um condicionador de solo desenvolvido pela Fertiláqua agiu aumentando a absorção do produto, conferindo maior eficiência das trocas gasosas e atividade de enzimas, mantendo os níveis de carboidratos, proteínas e aminoácidos, gerando uniformidade da floração e, consequentemente, proporcionando maior produtividade de manga da variedade Keitt.

Os condicionadores de solo também diminuíram o resíduo de PBZ no solo, com menos riscos ao meio ambiente. O tratamento pode ser recomendado para manejo para cultura em condições semiáridas, como é o caso do Vale do São Francisco. “O ácido fúlvico é um estímulo para o crescimento radicular, potencializa uma absorção mais rápida e proporciona a manutenção. Outro manejo que tem sido utilizado é o parcelamento da dose, otimizando ainda mais a absorção do produto e a resposta floral”, explica o consultor e especialista em manga há 30 anos, Eduardo Ferraz.

O condicionador de solo é desenvolvido a partir da parte mais nobre da matéria orgânica e atua na estrutura física, química e biológica do solo, estimula o aumento e o equilíbrio dos microrganismos e a liberação de nutrientes, promove a construção de perfil do solo e melhora a disponibilização da adubação. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.