CI

Suporte técnico na fazenda alavanca biológicos

Setor avançou 23% no último ano e alcança 19,4 milhões de hectares


Foto: Marcel Oliveira

O mercado de biológicos avança no Brasil a cada ano. Segundo levantamento feito pela CropLife Brasil atualmente o país tem 433 produtos deste tipo registrados, sendo 35% deles com registos somente nos últimos três anos. Em 1991 eram apenas 3 produtos. O volume passou a crescer a partir de 2015. Em 2018 foram 39 registros, em 2019 foram 34 e em 2020 o recorde de 76 registros. Neste ano já são 10 novos produtos.

A área coberta pelos biológicos atinge 19,4 milhões de hectares e, Embora represente ainda apenas 2,5% do mercado de proteção de cultivos, as projeções de consultorias especializadas apontam que os produtos biológicos e naturais representarão 20% do mercado em 2025. 

Por serem produtos a base de microorganismos como bactérias, fungos, insetos, entre outros, nem sempre o produtor sabe manejar corretamente no campo. Por isso o suporte técnico realizado nas fazendas também vem puxando o setor.

Segundo Carlos Alberto Baptista, diretor nacional de vendas da Biotrop, empresa brasileira de biológicos, oferecer este tipo de solução aos agricultores é mais desafiador que outras categorias de produtos, pois durante muitos anos houve muita desconfiança quanto a qualidade. Além disso, os químicos estão mais enraizados na cultura dos produtores, principalmente os mais tradicionais. “Muitos deles ao ver um problema na lavoura já pensam no químico. Hoje nosso desafio é mostrar que os biológicos têm alta relação custo-benefício, comprovando que a aplicação desses insumos potencializa os resultados financeiros dos produtores, além de garantir um manejo ainda mais sustentável das lavouras brasileiras”, diz.

Muitas tecnologias são excelentes no manejo e já estão disponíveis, mas a grande dificuldade é multiplicar o número de profissionais que realmente entendem de biológico. Empresas têm investido em equipes técnicas capacitadas para auxiliar os produtores no uso dos biológicos. No caso da Biotrop, por exemplo, há uma equipe de campo chamada Bioteam e o Programa Bioestágio, iniciativa inédita no Brasil, que busca contratar e capacitar pessoas no segmento. “Estamos fazendo semanalmente treinamentos específicos para aumentarmos a capacitação desses profissionais, tornando-os consultores no manejo com biológicos e assim serem decisivos em apresentar as soluções corretas aos problemas das lavouras”, destaca Baptista.

A medida que o setor evolui as formulações biológicas também se aperfeiçoam para durarem mais. Até pouco tempo os microrganismos viviam uma semana, no máximo dez dias. Hoje os produtos têm vida útil de prateleira de até dois anos dentro da embalagem, muitas vezes sem necessidade de refrigeração. Eles são as alternativas mais eficientes para a ampliação da agricultura sustentável, que é uma demanda da sociedade para a obtenção de alimentos mais saudáveis e um meio ambiente equilibrado.

Segundo Baptista, é evidente que o nível de exigência da sociedade sobre os produtos utilizados na produção de alimentos se intensificará, e que será necessário aos profissionais do campo captar rapidamente esta mensagem, e acrescenta que não deve demorar para que a demanda no controle de resíduos de produtos químicos chegue também aos grãos, principalmente soja e milho, como já ocorre em alguns países pelo mundo.

 “Daqui alguns anos as exigências que já acontecem com as frutas, legumes e verduras por exemplo, vão acontecer também para outras culturas. Ou seja, não serão permitidos resíduos - principalmente quando o foco do negócio é a exportação. Hoje muitos mercados compradores do exterior já têm um controle, mas não são tão rígidos. Mas, a partir de algum momento isso passará a ser uma demanda mandatória. Quem estiver na vanguarda, ou quem já estiver pensando nisso, vai sair na frente e ganhar dinheiro com os produtos exportados”, destaca.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.