CI

Tribunal da Califórnia classifica glifosato como cancerígeno

Monsanto promete apelar da decisão, chamada de “injustificada com base na ciência e na lei”


O Escritório de Avaliação de Risco em Saúde Ambiental (OEHHA, na sigla em inglês) anunciou decisão de incluir o glifosato em sua lista de produtos cancerígenos. O órgão afirmou que vai cumprir uma lei estadual, chamada de Proposição 65, após a Monsanto não conseguir impedir essa classificação judicialmente.

A Monsanto promete apelar da decisão e defender o ingrediente ativo de seu principal herbicida, o Roundup, e qualificou a medida como “injustificada com base na ciência e na lei”. O julgamento do apelo sobre a decisão do tribunal local ainda está pendente.

“Este não é o último passo no processo, e não tem qualquer influência sobre os méritos do caso. Continuaremos desafiando agressivamente essa decisão imprópria”, afirmou Scott Partridge, vice-presidente de Estratégia Global da Monsanto à Agência Reuters.

 A classificação do glifosato como um cancerígeno exigiria que o produto recebesse etiqueta de advertência nas embalagens. A Monsanto e outros produtores de glifosato teriam cerca de um ano a partir da data da listagem para recolher os produtos para a colocação do alerta.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.