CI

Bacteriose

(Xanthomonas axonopodis) Culturas Afetadas: Algodão, Eucalipto, Eucalipto (Viveiro)


A enfermidade causada por Xanthomonas axonopodis incide em viveiro e a campo, podendo provocar danos significativos em materiais genéticos suscetíveis, quando em condições favoráveis à infecção.


Sintomas – Os sintomas caracterizam-se, inicialmente, por lesões encharcadas do tipo anasarca, internervurais, angulares, concentradas ao longo da nervura principal, nas margens da folha ou distribuídas aleatoriamente sobre o limbo. Com o progresso da doença, as lesões tornam-se de aspecto ressecado e com coloração palha a marrom-clara, podendo conter orifícios no centro da lesão ou áreas recortadas do limbo em consequência da necrose.

Em viveiros a doença incide mais intensamente em mudas irrigadas por aspersão devido à dispersão, multiplicação e penetração do patógeno em decorrência da lâmina de água sobre a folha.

Controle – Uso de materiais genéticos resistentes à doença. Quanto ao controle químico, recomenda-se o uso de produtos registrados para a cultura.

 

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.