CI

Broca-gigante

(Castnia licus) Culturas Afetadas: Cana-de-açúcar

Sinônimo: Eupalamides licus, Leucocastina licusTelchin licus

Esta espécie, quando assume importância na cultura, torna-se um grande problema para as plantas, afetando diretamente a produção. É uma praga de especial importância para a cana-de-açúcar, os seus sintomas merecem considerável atenção.


Os insetos adultos possuem uma coloração escura, quase preta. Apresentam manchas brancas na região apical, acompanhadas de uma faixa transversal branca na asa anterior. A asa posterior apresenta manchas avermelhadas e uma faixa transversal mais larga. 

A oviposição ocorre em touceiras velhas, preferencialmente no meio de detritos e caules cortados. Os ovos inicialmente apresentam coloração rosada, passando a verde-azeitona e alaranjada. Após a eclosão surgem lagartas apresentando coloração branca, com pintas pardas no pronoto. O período larval varia de 2 a 10 meses, com 5 ínstares.

DanosAs lagartas abrem galerias verticais no colmo, algumas vezes chegam a destruí-lo completamente, acarretando sérios prejuízos. Além das galerias, causam o conhecido "coração morto" devido aos danos causados na brotação, comprometendo o poder germinativo e permitindo o aparecimento de podridões.

Controle: O controle desse inseto pode ser efetuado através dos seguintes métodos:

a) Controle mecânico -  Catação manual das larvas e pupas com o auxílio de "enxadeco" e realização de captura dos adultos com entomológica.

b) Controle químico - Uso de produtos registrados para a cultura.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.