CI

Buva

voadeira, voadeira-do-Canadá (Conyza canadensis) Culturas Afetadas: Ameixa, Cana-de-açúcar, Eucalipto, Milho S.P.D., Soja, Soja S.P.D.

Sinônimos: Erigeron canadensisErigeron pusillusTrimorpha canadensis

As espécies do gênero Conyza hibridizam facilmente entre si, dando origem a híbridos com caraterísticas intermédias o que dificulta ainda mais a identificação. Porém, C. canadensis distingue-se das outras espécies de Conyza por apresentar brácteas involucrais glabras, enquanto que 
C. bonariensis e C. sumatrensis têm brácteas densamente peludas e  lígulas bem visíveis.

Esta espécie é 
anual de até 150 cm de altura, sendo espécie  infestante ruderal , muito frequente em áreas perturbadas, áreas urbanas, margens de vias de comunicação, campos abandonados, baldios, valetas e campos cultivados pouco cuidados (solos removidos e enriquecidos em nutrientes). Surge também em áreas naturais e seminaturais normalmente associada a eventos de perturbação. Forma áreas densas que impedem o desenvolvimento de vegetação nativa e de plantas cultivadas.

As metodologias de controlo usadas em C. canadensis incluem:

1) Manual: prática de capina.

2) Mecânico: através do uso de práticas agrícolas de mobilização do solo (lavoura, gradagem). Devem ser realizadas antes da floração.

3) Controlo químico: A aplicação de herbicida deve ocorrer nos estádios iniciais de desenvolvimento da planta, antes do eixo primário estar desenvolvido.

Tem sido observado controle insatisfatório de buva em diversas lavouras no Rio Grande do Sul com uso do glifosato.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.