CI

Cercosporiose-do-abacateiro

(Cercospora perseae) Culturas Afetadas: Abacate

Esta doença é muito importante nos cultivos de abacate da América Latina e Flórida. A incidência da doença inicia-se gradativamente na primeira metade do período chuvoso, atingindo um pico nos meses de junho e julho. Nesse momento, inicia-se a queda das folhas. A sobrevivência do patógeno na cultura dá-se através das infecções foliares. Visto que a principal forma de disseminação do patógeno é por via aérea, a ocorrência da doença nos frutos é observada desde o início da frutificação.

Sintomas: Nos frutos são caracterizados por pequenas lesões, ligeiramente deprimidas e irregulares, de coloração marrom e bordos definidos. Em condições de alta umidade, podem surgir alguns pontos de coloração acinzentada no centro das lesões, os quais correspondem à esporulação do patógeno. Lesões nos frutos apresentam tamanhas aproximadas de 3 a 6 mm de diâmetro e, com o envelhecimento, tendem a provocar fissuras nos tecidos, possibilitando a infecção por outros patógenos. A queda de frutos é um dos sintomas mais severos da doença, podendo acarretar elevada perda na produção. Sintomas nas folhas caracterizam-se pela presença de lesões angulares de coloração marrom ou cinza, com halo clorótico. As lesões apresentam tamanho de 1 a 3 mm de diâmetro e são visíveis nas duas faces da folha, tendendo a coalescer. Tecidos necrosados no centro das lesões tendem a cair, facilitando o rasgamento do limbo foliar. As lesões podem ocorrer também no pedúnculo dos frutos, o que induz a queda dos mesmos. Essas lesões mostram-se muito semelhantes às do fruto, porém de coloração escura, formato circular e tamanho aproximado de 1 a 5 mm.

Controle: Recomenda-se o uso de variedades resistentes, entre as quais as resistentes e as medianamente resistentes.

Recomenda-se o uso de produtos defensivos registrados para a cultura.

 

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.