O conteúdo solicitado não foi encontrado

Cigarrinha

Cigarinha da CVC (Oncometopia facialis)

Culturas Afetadas: Café, Citros

Os adultos da Oncometopia facilais medem aproximadamente 12 mm de comprimento, têm o corpo robusto e de coloração marrom-avermelhada, levemente violácea. As asas anteriores são de cor marrom, apresentando áreas douradas, principalmente nas nervuras, e a parte apical é transparente. As ninfas são de tonalidade mais escura e tornam-se claras à medida que se aproxima a fase adulta.

Danos: Esta cigarrinha suga a seiva do xilema das plantas, embora este dano não seja expressivo devido aos seus baixos níveis populacionais. A importância desta praga, juntamente com outras espécies de cicadelídeos, é a de transmitir a bactéria Xyllela fastidiosa, agente da grave doença conhecida por “amarelinho” ou CVC (Clorose Vareigada dos Citros).

Controle: A infestação deste cicadelídeo no pomar pode ser estimada pela inspeção das brotações de 2% das árvores ou utilizando armadilhas adesivas de cor amarela. O controle químico das cigarrinhas é recomendado quando for constatada a presença destes insetos, ninfas e adultos, independente da espécie, em 10% das plantas vistoriadas. Diversos inseticidas são recomendados no controle desta praga, mas deve ser dada a preferência para aqueles pincelados no tronco e ”pernadas” das plantas ou no solo, que são mais seletivos à entomofauna benéfica. Usar produtos registrados para as culturas.

Fotos

Deslize o dedo na tabela abaixo para movê-la horizontalmente
Mostrando 1 até 12 de 24