CI

Ferrugem branca

(Uromyces alstroemeriae) Culturas Afetadas: Alstroemeria

Atualmente, a ferrugem é a doença muito danosa para plantas ornamentais, causando danos a produção de flores. A ferrugem se dissemina rapidamente sobretudo quando as regas são feitas pelo sistemas de aspersão, uma vez que, para germinação e infecção das plantas, os esporos necessitam da presença de água livre. Plantas atingidas severamente não se desenvolvem, as folhas amarelecem e a produção de flores é reduzida.

Sintomas:

Os primeiros sintomas da doença é caracterizado por pequenas manchas mais claras que se tornam depois em pústulas que produzem farta quantidade de uma pulverulência ferruginosa, que são os esporos (urediniosporos) do fungo.

Controle:

Eliminar as plantas doentes tão logo apareçam os sintomas, pois a disseminação da ferrugem em geral se procede de forma bastante rápida. Os esporos são levados pelos ventos e correntes aéreas até longas distâncias. Evitar regas por aspersão. O plantio deve ser em espaçamento mais largo entre as plantas para promover melhor aeração, diminuindo a incidência da doença.

Recomenda-se o uso de produtos registrados para a cultura.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.