CI

Ferrugem

(Puccinia pampeana) Culturas Afetadas: Berinjela, Pimenta, Pimentão

Sinônimo: Puccinia paulensis

Esta é uma doença importante, principalmente em períodos quentes do ano, por atacar todas as partes verdes da planta, podendo causar completa destruição das plantas.

Danos: Todos os órgãos aéreos jovens das plantas atacadas (folhas, ramos e botões florais) adquirem uma coloração amarelo-dourado brilhante. O fungo produz picnídios pardo-escuros, piriformes a globosos, com numerosas hifas receptivas. Os écios possuem forma de taça, produzindo aeciósporos equinados, que têm a mesma função dos uredósporos. Os teliósporos têm coloração escura e são produzidos nas lesões mais velhas. As partes infectadas podem apresentar hipertrofia, encarquilhamento, fasciação e superbrotamento. As plantas sob ataque contínuo do fungo apresentam superbrotamento, não produzindo frutos enquanto o ataque persistir.

Controle: Realizar rotação de cultura, por vários anos, evitar plantios em locais mal ventilados e plantar com espaçamento amplo.

Realizar pulverizações com fungicida registrados para as culturas, durante ataques severos da doença.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.