CI

Fungo de armazenamento

(Penicillium spp) Culturas Afetadas: Algodão, Amendoim, Arroz, Arroz irrigado, Café, Cevada, Ervilha, Feijão, Milho, Pastagens, Soja, Sorgo, Trigo

A podridão de sementes e a grãos são causadas por patógenos de váiros gêneros, incluindo

Penicillium. Este patógenos podem sobreviver no solo ou no interior das sementes e grãos, podendo causar problemas e intoxicações em seres humanos e animais.

O gênero Penicillium ataca diversas culturas de importância econômica, como algodão, amendoim, arroz, café, cebola, cevada, citros, ervilha, feijão, milho, soja, sorgo e trigo 

Danos: Estes fungos provocam descolorações nas sementes, redução na germinação, perda da matéria seca, produção de micotoxinas e alteração do valor nutricional.

Controle: Recomenda-se não deixar passar o prazo de colheita, e essa operação deve ser realizada assim que o teor de umidade dos grãos permitir. Os equipamentos de colheita devem estar regulados de maneira a evitar danos mecânicos, e as instalações, silos e graneleiros devem ser sempre limpos.

As impurezas, grãos danificados e finos e materiais estranhos devem ser removidos, e quando necessário submeter o produto à secagem para reduzir o teor de umidade a níveis que não permitam o desenvolvimento do fungo.  A temperatura da massa dos grãos e a aeração devem ser monitoradas.

Recomenda-se também a adoção de medidas para o controle de insetos e roedores, pois geralmente a proliferação dos fungos está associada ao ataque dessas pragas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.