CI

Lagarta das folhas

(Pseudoplusia oo ) Culturas Afetadas: Cará

Sinônimos: Chrysodeixis includens, Pseudoplusia hamifera, Pseudoplusia includens, Pseudoplusia dyaus, Pseudoplusia culta, Plusia includens, Phalaena oo, Plusia hamifera, Plusia binotula, Plusia pertusa, Plusia culta.

A lagarta da folhagem é a principal praga nos cultivos de inhame. É um lepidóptero de coloração verde-claro, medindo de 25 a 35 mm de comprimento, possuindo uma linha clara, branco-amarelada em toda a extensão lateral-mediana do corpo. É facilmente notada pelos cortes irregulares e arredondados entre as nervuras do limbo foliar e pelo acúmulo de excrementos de cor negra, em forma de bolotas sobre as folhas e o solo.

Danos: Os efeitos danosos do ataque da praga são verificados pela destruição do limbo da folha e, portanto, diminuição da fotossíntese, determinando um subdesenvolvimento das túberas e, consequentemente, baixa produtividade. É encontrada principalmente no estádio inicial de crescimento da planta, alimentando-se avidamente dos ramos e folhas das plantas. A época do aparecimento desta praga em lavoura de inhame está condicionada às chuvas, nos cultivos não irrigados ou à irrigação por aspersão, nos cultivos irrigados.

Bioecologia: Os adultos são mariposas de hábitos noturnos, de coloração marrom pardacenta, com duas manchas brancas e brilhantes, de formas irregulares e arredondadas, em cada asa anterior. As fêmeas depositam os ovos sobre as folhas, que servem como alimentos durante o desenvolvimento das lagartas, produzindo orifícios irregulares, cortes e rendilhamento do limbo foliar, provocando sérios prejuízos à cultura.

Controle: Uso de defensivos registrados para a cultura.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.