CI

Mancha de cladosporium

(Cladosporium fulvum) Culturas Afetadas: Tomate

Sinônimo: Fulvia fulva

Esta é uma doença que ocorre principalmente sob condições de estufa, aonde a umidade é muita alta e a temperatura está na faixa de 21 a 25ºC. O fungo pode atacar toda a parte aérea das plantas, mas a maior incidência ocorre nas folhas e no caule.

Danos: Sintomas nas folhas manifestam-se como áreas amarelas na face superior e crescimento micelial e frutificação do fungo, de cor oliva a púrpura, na face inferior. Mais tarde, essas áreas tomam-se necróticas, podendo provocar desfolha da planta quando ocorre coalescência de muitas manchas.

Controle: Para o controle da doença, em condições de estufa, recomenda-se promover arejamento interno, pois os conídios do fungo germinam em água livre. Deve-se também eliminar restos de cultura, tratar sementes em água quente a 55ºC por 6 horas ou com fungicidas e, se necessário, pulverizar com fungicidas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.