CI

Mancha púrpura da semente

Crestamento foliar de cercospora (Cercospora kikuchii) Culturas Afetadas: Soja

Cercospora kikuchii é um fungo cosmopolita e encontra-se em todas as regiões produtoras de soja do Brasil; o crestamento foliar manifesta-se com maior intensidade nas regiões mais quentes e chuvosas dos cerrados. Além da soja (

Glycine max), C. kikuchii já foi registrado nos seguintes hospedeiros: Cyamopsis tetragonoloba, G. soja, G. tabacina, G. ussuriensis e Vigna prainiana.

Danos: A doença conhecida como "crestamento foliar de cercospora", causada por C. kikuchii, é considerada uma doença de final de ciclo e pode causar reduções de rendimento em mais de 20%. Além disto, o fungo C. Kikuchii causa a mancha púrpura na semente, reduzindo a qualidade e a germinação. As perdas serão maiores se forem associados aos danos causado por outras doenças.

Controle: A incidência dessas doenças pode ser reduzida através da integração do tratamento químico das sementes com a incorporação dos restos culturais e a rotação da soja com espécies não suscetíveis, como o milho e a sucessão com o milheto. Desequilíbrios nutricionais e baixa fertilidade do solo tornam as plantas mais susceptíveis, podendo ocorrer severa desfolha antes mesmo de a soja atingir a meia grana (estádio de desenvolvimento R5.4). A aplicação de fungicidas deve ser feita entre os estádios R5.1 e R5.5 se as condições climáticas estiverem favoráveis a ocorrência das doenças, isto é, chuvas frequentes e temperaturas variando de 22ºC a 30ºC. A ocorrência de veranico durante o ciclo da cultura reduz a incidência, tornando desnecessária a aplicação de fungicidas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.