CI

Mancha púrpura

(Alternaria cichorii) Culturas Afetadas: Almeirão, Chicória

A. cichorii é comum em diversas famílias, como Asparagaceae, Asteraceae, Convolvulaceae, Malvaceae, Solanaceae e Umbelliferae. Essa é uma doença de distribuição mundial, com maior severidade nas zonas de clima quente e úmido. 

Morfologia do fungo - Conidióforos são robustos, 5 na base e alargando ligeiramente em direção ao ápice conidiogênese. Conidióforos primárias têm geralmente comprimentos 10-100 . Eles freqüentemente ramificar ou proliferar de forma geniculate próximo ao ápice, produzindo aglomerados terminais de 4-5 conídios.

Conídios juvenis iniciam a formação de bico em um estágio muito precoce, muitas vezes, quando o corpo de esporostem 15 x 10 mm e tem apenas uma ou duas células. Os corpos de conídios com vários bicos são, em geral, ligeiramente mais curto e mais largo do que aqueles com um único bico. Bicos individuais de uma ramificação ou sistema múltiplo geralmente são mais curtos do que aqueles que se desenvolvem sem ramificação, normalmente em um comprimento variando de120-175. Formação de cadeia não é uma condição de destaque;conídios maduro às vezes produz um conidióforo secundário lateralmente a partir de uma célula do corpo.

A formação da parede interna é quase inteiramente distoseptate em conídiosjovens. Conídios maduros têm 7-12 distoseptos transversais, com eusepta inserido através de três ou quatro destes no conídios mais velhos . Septos longitudinal não são produzidos em abundância em condições de placa de cultura; Cor de conídios é um amarelo pálido; a parede exterior é lisa.

Danos - Os sintomas típicos da doença se caracterizam por manchas púrpuras nas folhas e hastes florais, com o ápice das folhas seco e enrolado. Os sintomas iniciais são manchas brancas, aquosas, de 2-3 mm de diâmetro, que evoluem rapidamente para formar uma mancha com o centro marrom, círculos concêntricos e uma borda púrpura rodeada por um halo amarelado. As manchas aumentam de tamanho até coalescer e circundar a folha, e o extremo apical morto seca e enrola-se.

Controle - Recomenda-se o uso de produtos registrados para as culturas. 

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.