CI

Mancha-reticular

(Drechslera spp.) Culturas Afetadas: Coco, Pastagens


Agentes causadores: Drechslera poae, D. dictyoides, D. siccans, D. erythrospilla


Os fungos deste gênero causam um gradual escurecimento das folhas das poáceas. A doença causada era considerada anteriormente como doença de raiz, coroa e folha, sendo classificada como Helmintosporiose. O fungo ataca gramados de estação fria durante o tempo frio e úmido da primavera e outono. A doença causada por estes fungos está associada com o gramado que está super ou sub fertilizados na primavera.
 
Danos – Os sintomas iniciais são a aparição de lesões nas folhas, formadas inicialmente por manchas circulares pequenas, de cor roxa e que avançam para uma coloração cinza a bronze, com bordas roxas. Neste estágio, a doença causa menor impacto sobre as plantas, mas à medida que as temperaturas aumentam, pode ocorrer infecção na coroa, perfilhos e raízes, partes que eventualmente assumem coloração palha e morrem. Esta é conhecida como a fase de apodrecimento da doença.

Controle – Uso de cultivares resistentes disponíveis no mercado é recomendado. Além disto, também recomenda-se manter os níveis de fertilização adequados, cortar o gramado na maior altura de corte aceitável, conforme a espécie de poácea, e usar produtos fitossanitários registrados para o controle da doença.
 

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.