CI

Mandioquinha-salsa

(Septoria sp.) Culturas Afetadas: Mandioquinha-salsa

O fungo do gênero Septoria spapresenta fase anamórfica pertencente ao Reino Fungi, grupo dos Fungos Mitospóricos, subgrupo dos coelomicetos e fase teleomórfica pertencente ao reino Fungi, Divisão Ascomycota, Classe Dothideomycetes, Subclasse Dothideomycetidae, Ordem Capnodiales, Família Mycosphaerellaceae, gênero 

Septoria sp.

Danos: as plantas pode causar doenças como a septoriose, os sintomas aparecem geralmente nas folhas, mas velhas, apresentando manchas circulares e elípticas, com o tamanho aproximado de 2 a 3 mm de diâmetro e em condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento do fungo e cultivares suscetíveis, as lesões podem atingir 5 mm ou mais de diâmetro. As manchas apresentam-se com as bordas escurecidas e o centro cor de clara, onde se visualiza pontuações escuras que são as frutificações do patógeno e a presença de um halo amarelo estreito, circundando as lesões. 

Controle: Recomenda-se o uso de produtos defensivos registrados para as culturas.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.