CI

Míldio

(Peronospora cubensis) Culturas Afetadas: Brócolis

Citrullus lanatus, Cucumis melo, Cucumis sativus, Cucurbita moschata, Cucurbita pepo, Cucurbita sp..

Sinonímias:
Peronoplasmopara cubense, Peronoplasmopara cubensis, Peronoplasmopara humuliPseudoperonospora cubensis, Peronospora humuli

É uma doença muito comum e importante em melão, pepino, melancia e abóbora, mas pode afetar outras cucurbitáceas cultivadas ou selvagens. A presença de um filme de água nas folhas e temperatura amena a baixa são condições que favorecem sua ocorrência.

Sintomas - Em folhas de pepino e melão, os sintomas iniciam-se na face superior, na forma de manchas cloróticas e angulosas, que se desenvolvem esparsamente no limbo. Depois, verifica-se aumento na quantidade de manchas, principalmente ao longo das nervuras, enquanto que na face inferior constatam-se áreas encharcadas. Nestas áreas, formam-se frutificações (esporangióforos e esporângios) de coloração verde-oliva a púrpura. Num estádio mais avançado, as áreas cloróticas tomam-se necróticas. Em conseqüência, o desenvolvimento da planta e a produção são prejudicados.

Em melancia, as lesões são irregulares, mas os sinais do fungo são semelhantes aos descritos para pepino e melão. As lesões são menores e circulares com centro esbranquiçado em abóbora, principalmente em abóbora de moita.

Etiologia - Peronospora cubensis é parasita obrigatório e apresenta micélio cenocítico. Pertence à classe Oomycetes, família Peronosporaceae. O esporangióforo apresenta ramificação dicotômica no terço superior. Em suas extremidades são formados esporângios ovóides a elipsóides. A disseminação ocorre pelo vento e por respingos d’água. Na presença de um filme de água, os esporângios podem germinar ou produzir zoósporos. As condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento do míldio são alta umidade e temperatura na faixa de 16 a 22ºC. Oósporos são produzidos em tecidos velhos e constituem estruturas de sobrevivência do fungo em condições climáticas desfavoráveis.

Controle - As medidas de controle recomendadas são:

- Evitar plantio em locais sujeitos a alta umidade;

- Utilizar variedades e/ou híbridos resistentes.

Recomenda-se o uso de produtos registrados para as cultuas.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.