CI

Moscas-dos-fungos

Fungus gnats (Bradysia matogrossensis) Culturas Afetadas: Todas as culturas com ocorrência do alvo biológico

 

As moscas-dos-fungos (em inglês, fungus gnats) correspondem a diferentes espécies de dípteros das famílias

Sciaridae, Keroplatidae, Mycetophilidae e algumas outras menores. Dentre os ciarídeos, as larvas de espécies do gênero Bradysia ou de gêneros próximos, de modo geral, alimentam-se do sistema radicular de plantas em cultivos protegidos, podendo causar danos diretos e indiretos pela transmissão de fitopatógenos. Essas espécies são consideradas pragas importantes em cultivos de cogumelos e viveiros de mudas, atacando citros, fumo, ornamentais e diversas outras plantas de importância econômica.

Danos: As larvas desse inseto alimentam-se de fungos, algas e matéria orgânica em decomposição, vivendo em ambientes úmidos e escuros. Todavia, quando se estabelecem, as larvas passam a alimentar-se das raízes das plantas, com túneis nas raízes mais grossas, provocando danos de grande importância, principalmente, em pequenas mudas em fase de germinação, e a morte das plantas em casos de infestações pesadas. Além disso, danos indiretos às plantas também podem ser ocasionados com as larvas e adultos atuando como vetores de fungos fitopatogênicos dos gêneros Pythium, Botrytis, Verticillium, Fusarium, Thielaviopsis, Cylindrocladium e Sclerotinia.

Controle: Utilização de controle biológico por meio do nematóide Steinernema feltiae. O ambiente úmido e sombreado predominante em áreas de propagação de mudas favorece o nematóide, que ataca tanto a larva como a pupa do inseto, proporcionando níveis de controle de até 90%. Produtos biológicos a base do ácaro Stratiolaelaps scimitus também pode ser usado para controlar as larvas jovens da mosca-dos-fungos. 

Recomenda-se o uso de produtos registrados para as culturas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.