CI

Nematoide da goiabeira

Nematoide de galhas da goiabeira (Meloidogyne enterolobii) Culturas Afetadas: Goiaba

Estes nematóides causam danos as plantas nas fases vegetativas, de floração e frutificação. Os Nematóides atacam as plantas hospedeiras logo após a eclosão, penetrando nas regiões de tecidos tenros. Após a alimentação, dá-se início a fase de desenvolvimento e reprodução. Quando em fase juvenil, a fêmea é móvel e, quando adulta, é imóvel. A fêmea madura produz uma massa gelatinosa, onde ela deposita entre 700 e 2.000 ovos. O ciclo ocorre entre 20 e 25 dias, em temperaturas que variam entre 28 e 32°C. Reprodução por partenogênese mitótica obrigatória.

Sintomas:
O principal sintoma são as galhas que surgem na raiz da planta atacada. Causa bronzeamento dos bordos foliares, amarelecimento e desfolhas.

Controle:
Destruição total com fogo de todas as partes vegetais de plantas atacadas. Revolver o solo, umedecê-lo e realizar à solarização (cobrir o solo com plástico transparente) por dois meses. Aplicação de nematicidas fumegantes. Isolar as plantas sadias das doentes em relação ao suprimento de água. Aumentar a irrigação, a disponibilidade de nutrientes para as plantas doentes e não realizar poda drástica. Utilizar clones ou cultivares resistentes.

Recomenda-se o uso de produtos registrado para as culturas.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.