CI

Nematóide

Nematóide das plantas cítricas (Tylenchulus semipenetrans) Culturas Afetadas: Citros

Este nematóide é importante para as fruteiras, principalmente de citros. A suscetibilidade do porta-enxerto, densidade populacional, idade e sanidade das plantas são importantes para determinar as perdas causadas por

Tylenchulus semipenetrans.

Danos: Geralmente as plantas atacadas apresentam redução do vigor e pouca resistência à seca. As raízes infectadas apresentam-se ligeiramente engrossadas e com aspecto sujo. A apresentação de sintomas na parte aérea geralmente só ocorre muito tardiamente e está relacionada com a população de nematóides presentes nas raízes.

Dependendo das condições locais, plantas infectadas podem suportar mais que 1500 fêmeas por grama de raízes frescas, sem exibir sintoma severo de declínio. Geralmente, as plantas infectadas apresentam redução no tamanho das folhas, 10% menores que folhas normais, massa radicular reduzida em 30% e redução de 20% na produção.

Tylenchulus semipenetrans pode sobreviver no solo na ausência de hospedeiro por um período de nove anos, e pode sobreviver a condições de temperatura elevada, como 45ºC durante algumas horas.

Controle: De maneira geral, uma vez detectada a presença deTylenchulus semipenetrans em pomares, as opções de manejo são muito limitadas. Tylenchulus semipenetrans pode sobreviver no solo na ausência de hospedeiro por um período de nove anos, e pode sobreviver a condições de temperatura elevada, como 45ºC durante algumas horas.

Desta forma, controle deve ser preventivo. Sugere-se a aquisição de mudas livres de nematóides, a limpeza dos equipamentos quando se passa de um pomar para outro, e uso na irrigação de água não contaminada. Antes da instalação do pomar, deve-se considerar o histórico da área, qualidade da água de irrigação, tipo de solo e até mesmo a altura do lençol freático.

Deve-se evitar áreas onde foi constatada a presença desses nematóides, a menos que se possa efetuar o plantio de uma variedade resistente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.