CI

Oídio

(Streptopodium caricae) Culturas Afetadas: Mamão

No Brasil, Streptopodium caricae é relatado ocasionando sintomas em folhas de mamoeiro nas regiões produtoras brasileiras. O oídio causado por S. caricae é de ocorrência generalizada em viveiros, casa de vegetação e nos campos de mamão nos meses mais frios do ano.

Sintomas: A espécie é comumente observada ocasionando sintomas em folhas de mamoeiro, promovendo sintomas principalmente próximas ao limbo foliar, com áreas cloróticas de formato irregular na face adaxial, as quais, posteriormente, amarelecem prematuramente, podendo coalescer e atingir grande extensão do limbo. Nas áreas atacadas na superfície abaxial das folhas, surgem pontos encharcados onde se desenvolvem micélio e frutificações do patógeno, muito tênues, podendo formar uma massa pulverulenta branco-acinzentada.

Controle: O oídio ocorre durante todo o ano, e em condições climáticas favoráveis, exige o controle químico. Recomenda-se o uso de produtos defensivos registrados para a cultura.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.