O conteúdo solicitado não foi encontrado

Oídio

(Podosphaera leucotricha)

Culturas Afetadas: Maçã, Pera

Sinônimo: Oidium farinosum

Doença de menor importância no Sul do Brasil. No Estado de São Paulo, em cultivares suscetíveis, é uma das doenças mais importantes. Em plantas jovens, ainda no viveiro, os prejuízos são mais acentuados, pois as plantas apresentam desenvolvimento bastante prejudicado. Em plantas adultas, os prejuízos são menores, embora ramos e brotos jovens possam ficar crestados e subdesenvolvidos.

Danos: O oídio caracteriza-se pela formação de uma massa esbranquiçada formada por micélio e conídios do fungo, que recobrem total ou parcialmente os órgãos aéreos. Nos frutos, ocorre o “russeting”, rugosidade sobre a película considerado um efeito da infecção em pós-florada, depreciando o valor comercial do produto.

Nos viveiros, o oídio ataca o ponteiro da muda; nos pomares infecta folhas, flores e frutos. Folhas têm desenvolvimento reduzido. Gemas floríferas infectadas abrem tardiamente ou são mortas pelas temperaturas baixas de primavera. Ramos infectados são mais curtos que ramos sadios.

Controle: A remoção, durante o inverno, de ponteiros de ramos infectados reduz substancialmente o inóculo primário. O mesmo efeito é obtido com despontes durante o ciclo vegetativo.

Os fungicidas recomendados são: enxofre molhável, triforine, fenarimol e pyrazophoz. A época de aplicação vai do estádios D ao I. Deve-se tomar cuidado no uso de fungicidas, que aplicados nos estádios G e J poderão causar o “russeting” por problemas de fitotoxidade. Neste período, a epiderme do fruto é muito sensível. Pode-se contornar o problema reduzindo a dosagem dos fungicidas. O intervalo para as aplicações é de 10 dias. Fungicidas altamente supressivos como o triadimefon, que reduz drasticamente a produção de conídios, podem ser aplicados no estádio fenológico F2.

Os cultivares Fuji, Belgolden, Delcon, Prima e Gala são moderadamente resistentes enquanto Starkrimson, Royal Red Delicious, Willie Sharp, Delicious, Mutsu, Orin, Pome 15, Pome 3, Starking, Tsugaru e Golden Delicious são resistentes.

Deslize o dedo na tabela abaixo para movê-la horizontalmente