CI

Percevejo escuro

(Leptoglossus gonagra) Culturas Afetadas: Atemoia, Maracujá, Melancia, Melão, Romã

Sinônimos: Anisoscelles antica, Anisoscelles gonagra, Anisoscelis praecipua, Cimex gonagra gonagra, Cimex grallator e Theognis gonagra

O adulto é um percevejo de coloração geral marrom escura, medindo cerca de 20 mm de comprimento. As pernas posteriores, mais largas apresentam a tíbia provida de expansões laterais, à semelhança de uma pequena folha, com manchas claras no lado interno.

Este percevejo de grande importância econômica para as cucurbitáceas. Ataca as culturas de abóbora, chuchu, citros, girassol, goiaba, maracujá, melancia, melão, pepino e romã.

Danos: Os danos são provocados pelos adultos e pela fase jovem que succionam a seiva dos ramos e dos frutos novos. Nessa sucção, injetam toxinas que contribuem para prejudicar o desenvolvimento da cultura. No caso de ataque nos frutos, a região picada fica empedrada e com algumas manchas, alguns dias depois, o fruto cai.

Controle: Algumas espécies de inimigos naturais exercem bom controle sobre esta praga, como as joaninhas e algumas espécies de mosca.

Realizar pulverizações com inseticidas específicos e seletivos aos inimigos naturais, de produtos registrados para as culturas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.