CI

Percevejo rendado

(Corythaica cyathicollis) Culturas Afetadas: Berinjela, Pimentão, Tomate

Sinônimos: Corythaica planaris, Corythaica passiflorae, Leptobyrsa passiflorae, Tingis cyathicollis e Typonotus planaris

Esta praga tem ocorrência nas culturas de abóbora, batata, berinjela, fumo, jiló, pimenta, pimentão e tomate. É a praga principal das cucurbitáceas, atacando especialmente a cultura do tomate, tornando-a enfraquecida devido à sucção.

Este percevejo possui o corpo reticulado (rendado) na parte superior. è de coloração palha na parte dorsal, com manchas escuras. As ninfas são ápteras, de coloração esbranquiçada, dotadas de espinhos espalhados pelo corpo. A fêmea pode colocar até 300 ovos.

Danos: Vivem na página inferior das folhas, sendo que o local de ataque apresenta coloração esbranquiçada para depois secar. Além dessas manchas surgem outras de coloração preta, que correspondem as dejeções do inseto. Devido a sucção, enfraquecem as plantas, predispondo-as ao ataque de doenças.

Controle: Estes percevejos são bem controlados por parasitóides da família dos Tachinídeos. Fazer pulverizações com inseticidas seletivos, registrados para as culturas.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.