CI

Podridão basal da haste

Podridão das raízes (Pythium rostratum) Culturas Afetadas: Crisântemo

O fungo Pythium rostratum é o agente causal da podridão basal da haste, podridão de raízes e podridão de estacas. É um fungo cosmopolita e sua importância varia com o grau de severidade.

Danos: O fungo causa podridão aquosa enegrecida nas raízes e no colo, podendo apresentar, sobre a região atacada, o desenvolvimento de micélio branco e cotonoso, produzido pelo fungo. O fungo também pode causar o estrangulamento do colo das plantas, provocando a sua morte.

Controle: As principais medidas de controle a serem tomadas são evitar o excesso de água no solo ou substrato e o manejo adequado da água de irrigação.

O tratamento das mudas com fungicidas apropriados é recomendado. A solarização do solo, com emprego de polietileno transparente por no mínimo 60 dias, é recomendada para reduzir a população não só de Pythium spp., mas também de outros patógenos de solo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.