CI

Psilídio

(Triozoida sp) Culturas Afetadas: Goiaba

Os psilídeos são insetos muito específicos com relação ao hospedeiro. Sua alimentação está ligada diretamente à sucção de seiva das plantas, principalmente em brotações novas.

Os insetos tem coloração verde, sendo que os machos tem a face dorsal do tórax e abdome pretos, medindo aproximadamente 2 mm de comprimento. As fêmeas efetuam a posturas ao longo dos ramos dos ponteiros e folhas novas, sendo estes ovos de coloração branca. Dos ovos nascem as ninfas de coloração rósea, coberta de secreção de cera esbranquiçada, de corpo achatado.

Danos: Em altas densidades populacionais podem ser nocivos, pois provocam o depauperamento das plantas pela ação tóxica da saliva injetada durante sua alimentação. É sintoma característico do psilídeo o enrolamento dos bordos do limbo foliar, onde se encontram colônias de ninfas. Inicialmente, esses bordos se apresentam de coloração amarelada (áreas cloróticas) ou avermelhada e, posteriormente, com aspecto necrosado, podendo ocorrer queda das folhas, fazendo com que haja redução da área foliar e, conseqüentemente, comprometimento na produção.

Controle: Realizar pulverizações com inseticidas específicos, registrados para as culturas.

Produtos indicados

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.