Pulga do fumo ou Vaquinha do fumo (Epitrix fasciata)

Pulga do fumo

Vaquinha do fumo (Epitrix fasciata)

Culturas Afetadas: Batata, Fumo

Sinônimo: Epitrix parvula

O adulto é um besourinho marrom escuro de 1,5 a 2 mm de comprimento. Apresenta o último par de pernas do tipo saltatório, permitindo que o inseto pule com facilidade quando perturbado. Estes besourinhos alimentam-se das folhas e, após o acasalamento, as fêmeas ovipositam no chão, ao redor das plantas. As larvas são brancas e alimentam-se das radicelas. Com o desenvolvimento atacam raízes e, até mesmo, o caule das plantas.

Este inseto ataca várias espécies, como batata, berinjela, melão, pimentão, tomate, porém é uma praga mais específica da cultura do fumo.

Danos: Os maiores prejuízos são causados pelos adultos devido as perfurações feitas nas folhas para sua alimentação. Atacam qualquer tipo de folha, mas tem preferência pelas folhas mais novas e inferiores das plantas. A sua importância é mais acentuada nos viveiros. Os seus danos se traduzem pelas perfurações causadas nas folhas, diminuindo o seu peso e tornando-as de qualidade inferior, principalmente porque a folha atacada pela pulga começa a "melar" devido à exsudação de seiva pelas lesões. Isto é especialmente prejudicial a cultura do fumo, pois deprecia todo o "maço" de folhas na qual existam folhas atacadas pela praga.

Controle: Pulverizações com inseticidas fosforados específicos, registrados para as culturas. 

Deslize o dedo na tabela abaixo para movê-la horizontalmente
Mostrando 1 até 12 de 13