CI

Queima das pontas

(Botrytis squamosa) Culturas Afetadas: Cebola, Todas as culturas com ocorrência do alvo biológico

Essa é uma das doenças mais importantes da cebola no Brasil e causa sérios danos. A doença é difícil de ser diagnosticada no campo, pois a seca das pontas das folhas da cebola pode ter diversas causas. Os principais sintomas ocorrem na pós-colheita, manifestados como podridão aquosa do colo. A queima das pontas ocorre em praticamente todas as regiões produtoras de cebola do Brasil, mas danos severos são comuns no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além da cebola, o fungo tem múltiplas plantas hospedeiras pertencentes às mais diversas famílias.

Danos: O sintoma típico no campo é a queima das pontas das folhas, mesmo que esta possa ter outras causas, e precisem ser confirmadas. Numerosas manchas brancas pequenas, colapsando do ápice para a base, resultando na queima das pontas da lâmina foliar.

Controle: Apenas as cultivares de bulbo roxo apresentam certo grau de resistência a B. squamosa. Deve ser adotado um conjunto de medidas para o controle da doença: em primeiro lugar, usar sementes limpas e devidamente tratadas com fungicidas sistêmicos; plantar nas épocas de temperaturas mais altas e em áreas onde não são freqüentes as neblinas; limitar o manuseio da plantação ao mínimo, visando evitar a ocorrência de danos mecânicos, que se constituem na entrada para o fungo. Os restos de cultura devem ser retirados do campo e queimados.O uso de fungicidas no campo tem se mostrado pouco eficiente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.