CI

Requeima

Podridão de raízes e frutos, tombamento, podridão parda (Phytophthora capsici) Culturas Afetadas: Berinjela, Jiló, Pimenta, Pimentão, Quiabo, Seringueira (Floresta implantada), Tomate

Phytophthora capsici é considerado muito agressivo, causando sérios prejuízos para o produtor, principalmente em locais com alta umidade do ar e do solo. O fungo afeta a raiz e a região do colo, provocando a murcha e, em poucos dias, a morte da planta. A doença afeta diferentes espécies de olerícolas da família Chenopodiaceae, Compositae, Cruciferae, Cucurbitaceae, Leguminosae, Linaceae, Malvaceae, Solanaceae e Umbeliferae.

Danos: A doença pode afetar a planta na fase de pré e pós-emergência, causando tombamento. Na sementeira, os sintomas se apresentam em reboleira. Na pré-emergência, o fungo pode penetrar na radícula e no caulículo no início da germinação. Nessa fase ocorre morte antes da emergência. Na pós-emergência, o patógeno ataca a região do colo, causando encharcamento dos tecidos. Posteriormente, nota-se afinamento do local e conseqüentemente o tombamento da parte afetada, o restante da planta continua túrgido por certo período.

Controle: Recomenda-se evitar o plantio em locais contaminados e o excesso de irrigação. As plantas doentes devem ser eliminadas, assim como a parte do solo localizado próximo às mudas. Para o plantio é mais seguro utilizar sementes tratadas com fungicidas sistêmicos e protetores, que sejam registrados para as culturas. O solo das sementeiras, quando infectado, sejam submetidos a tratamento químico.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.