CI

Sarna da batata-doce

(Elsinoë batatas) Culturas Afetadas: Batata-doce

SinônimoSphaceloma batatas

A sarna da batata-doce Sarna batata-doce é considerada a doença mais grave da batata-doce. Hospedeiros: Só é conhecido a batata-doce.

Danos: Os primeiros sintomas são, pequenas lesões marrons nas veias das folhas. À medida que a doença progride, as lesões fazem com que as folhas enrolem e deixem de expandir normalmente.

Biologia e Ciclo de Vida: O fungo é propagado através do material vegetativo e de propagação, produzindo esporos em pústulas, que são espalhados por respingos de água de planta para planta e pelo vento. Sobre a superfície vegetal, os esporos germinam, penetrando e causando as lesões decorrentes da infecção, onde são produzidos novos esporos. O fungo também sobrevive em restos de culturas

Controle

- Cultural: Em infecções graves, não plantar na mesma área e não usar material vegetativo contaminado para replantar a cultura. Além disto, destruir restos culturais, usar quebra-vento entre áreas de plantio, para diminuir o fluxo via vento. Usar material de propagação livre da doença e/ou de cultivares resistentes.

- Controle químico: Recomenda-se o uso de defensivos registrados para a cultura.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.