CI

Tombamento

(Colletotrichum gossypii) Culturas Afetadas: Algodão

Teleomorfo: Glomerella gossypii

Esta doença é de ocorrência generalizada em todas as regiões onde se cultiva o algodoeiro e, dependendo de condições ambientes, causa grandes prejuízos. É também conhecida como tombamento, meia, morte de mudas, rizoctoniose ou antracnose.

Danos: Sintomas nas plântulas são do tipo “damping-off”, de pré e pós-emergência, reduzindo bastante o estande de plantas sadias. Plântulas afetadas apresentam lesões deprimidas, pardo-avermelhadas a pardo-escuras, na raiz e no colo.

Controle: Recomendam-se o uso de sementes sadias e tratadas, variedades menos suscetíveis e emprego de práticas culturais adequadas. Entre estas, recomendam-se um bom preparo do solo, espaçamento adequado, semeadura rasa e em solo com boa umidade, rotação de cultura e atraso da semeadura para a 2ª quinzena de outubro, fugindo das condições propícias ao desenvolvimento da doença. O tratamento de sementes com fungicidas pode ser feito com ou sem prévio deslintamento com ácido sulfúrico.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.