CI

Tripes

(Haplothrips gowdeyi) Culturas Afetadas: Melancia

Haplothrips gowdeyi é um inseto minúsculo (1 a 1,5mm de comprimento), de formato alongado, que incidem em diversas culturas, dentro da flor. As asas nos indivíduos adultos são franjadas e estes voam quando molestados. Os adultos desta espécie de tripes tem coloração preta uniforme. Os ovos são postos inseridos no tecido vegetal tenro. As formas jovens não voam e geralmente são de cores claras.

Danos: Os tripes causam raspaduras e deformações na película dos tecidos vegetais. Quando atacam a floração de frutíferas provocam a queda das flores atacadas, o que diminui a frutificação efetiva da planta. Quando o fruto permanece e se desenvolve, apresenta a casca defeituosa, áspera e com nodosidades, que deprecia seu valor comercial. Em determinados anos o ataque dos tripes pode ser tardio, ocorrendo entre a queda de pétalas (estágio G) e a separação do cálice, o que geralmente resulta em pouca queda de frutos, porém em mais frutos deformados.

Controle: Recomenda-se o uso de produtos defensivos registrados para as culturas.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.