O produtor rural Newton Teixeira, dono da Fazenda Mercedina, em Epitácio Pessoa, no extremo oeste do Estado, deixou a medicina para cuidar da fazenda. Sua propriedade de 2.300 hectares tem 2.800 cabeças de gado selecionado. Produz ainda grãos, hortigranjeiros e sementes de gramíneas.
Ele diz que a formação acadêmica ajuda a administrar o negócio. "O curso médico é muito intelectualizado, obriga a ler muito e desenvolve uma boa visão do mundo." Os dois filhos estão estudando zootecnica e um deles já trabalha na fazenda. O agronegócio tirou a advogada Tereza Fleury Silveira de Alvarenga, de São Paulo, de uma brilhante carreira jurídica. Ela trocou o escritório e os tribunais pelo contato com javalis, ovelhas e cordeiros.
Tereza é uma das sócias do frigorífico Temra, em Araçariguama (SP), homologado para abate de javalis e cordeiros. Os animais são criados numa fazenda em Piedade sob supervisão dela mesma.
Filha de advogado, Tereza seguiu a profissão do pai e durante dez anos atuou nos fóruns e tribunais da capital. Um dia resolveu trocar os trajes austeros exigidos pela antiga profissão pela roupa despojada de quem vive no campo.
"Eu sempre quis produzir alguma coisa que também desse compensação financeira." Junto com os outros sócios, seus irmãos, entre eles o agrônomo André Fleury, ela acompanha o processo produtivo e também a parte comercial.
"Estamos aptos a disputar o mercado internacional", diz a ex-advogada militante.
Coração no campo - O ex-ministro da Saúde do governo de Fernando Henrique Cardoso, Adib Domingos Jatene, cardiologista de renome mundial e diretor do conceituado Hospital do Coração de SP, faz questão de lembrar sua condição de produtor rural. Na Fazenda Palmeiras, em Itajobi (SP) põe em prática processos de integração da agricultura com a pecuária. Ao lado da criação do gado nelore selecionado para corte, principal objetivo da propriedade, ele cultiva laranja, milho e soja.
As culturas de grãos são usadas para a reforma das pastagens, através do plantio direto sobre a palhada das gramíneas dissecadas. Na soja, Jatene aplica princípios da biotecnologia que envolvem o tratamento das sementes, do solo e das folhas. Com isso, obtêm produtividade até 25% acima da média regional.
(Colaborou Beth Melo)