CI

Conselho de Agricultura do Mercosul se reúne hoje pela primeira vez



O Conselho de Agricultura do Mercosul reúne-se pela primeira vez de hoje (30-05) até sábado, em Brasília. Formado pelos ministros de Agricultura do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia, o grupo debaterá sobre defesa sanitária animal e vegetal e negociações internacionais. No encontro, adianta o ministro Roberto Rodrigues, começará a definir uma posição comum dos países do bloco para as negociações das questões sanitárias e fitossanitárias na Organização Mundial de Comércio (OMC) e na Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Às 11h30 de sábado, eles concedem entrevista à imprensa, no auditório da sobreloja do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Criado no mês passado, o conselho tem por objetivo intensificar a cooperação sobre o controle sanitário e fitossanitário no Cone Sul, atendendo assim às crescentes demandas por segurança alimentar. Outra finalidade do grupo é discutir políticas comuns na área de sanidade e buscar posições conjuntas para defender nas negociações internacionais. “As entidades privadas representativas do setor agropecuário também vão participar dessas discussões”, afirma Rodrigues.

Hoje à tarde, Rodrigues e os ministros Gonzalo González (Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai), Antônio Ibañez (Agricultura e Pecuária do Paraguai) e Jaime Campos (Agricultura do Chile), mais o secretário de Agricultura, Pesca e Alimentação da Argentina, Miguel Santiago Campos, e o vice-ministro de Assuntos Agrários, Indígenas e Agropecuários da Bolívia, Ronald Nieme, visitam a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.