O Conselho do Trigo do Canadá (CWB) solicitou à Monsanto Canada que retire seu pedido de avaliação da segurança ao meio ambiente do trigo transgênico Roundup Ready (RRW), informou o conselho.
O pedido da Monsanto referente a esta espécie de trigo se encontra na Agência Canadense de Inspeção Alimentar. Em carta de 22 de maio e dirigida ao presidente da Monsanto Canada, Peter Turner, o CWB detalhou sua avaliação dos efeitos para a economia que a introdução do trigo Roundup Ready poderia ter para os produtores do oeste do Canadá.
"Os prejuízos econômicos poderiam incluir a perda do acesso a mercados importantes, multas pela recusa de embarques, e o aumento dos custos do gerenciamento das plantações e do manejo do cereal", informou a carta.
"A Monsanto afirmou que não introduziria o RRW se não trouxesse benefícios para os produtores", afirmou o presidente do conselho, Kem Ritter. "A questão é que não há nenhum benefício. Então pedimos à companhia que coloque os interesses de seus clientes, os produtores do oeste do Canadá, à frente de seus próprios interesses comerciais e suste a introdução do RRW, antes que os produtores sofram conseqüências financeiras".
A porta-voz da companhia, Trish Jordan, afirmou que sua empresa "enviará resposta em caráter pessoal. Precisamos encontrar pontos de contato para discutirmos nossos problemas", disse.
Adrian Measner, diretor e principal executivo do CWB, disse que os clientes "em mais de 80% dos nossos mercados expressaram profundas dúvidas quanto ao trigo geneticamente modificado".