O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivan Wedekin, vai se reunir nesta semana com a direção do Banco do Brasil para tratar da renegociação da dívida dos suinocultores. “Temos que encontrar uma solução para o pedido deles, pois entendemos que a prorrogação é um importante oxigênio para o setor”.
Além da renegociação das dívidas, a cadeia produtiva da suinocultura pediu hoje, em reunião no ministério, a implementação de ações que favoreçam a retirada de excedentes de carne do mercado interno. Para Wedekin, depois de 17 meses de crise, o pior já passou para esta cadeia produtiva. “Vamos trabalhar para amenizar a questão do endividamento, não só dos produtores, como também das cooperativas”.
Para o deputado Odacir Zonta (PP-SC), presente à reunião, o setor necessita retirar do mercado uma parte da produção. São 100 mil animais nas propriedades e 50 mil toneladas de carne estocadas no mercado interno. Ele acredita que a retomada das exportações para a Rússia a partir de hoje (16-06) vai amenizar a situação dos suinocultores cartarinenses e gaúchos.