CI

Agricultura fará cadastro das propriedades rurais no PR



O governo do Estado quer saber quantos imóveis rurais existem no Paraná. Com essa finalidade a Secretaria da Agricultura realizou ontem o Seminário Sobre Cadastro Rural Multifinalitário. O encontro, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, foi aberto pelo secretário da Agricultura e vice-governador, Orlando Pessuti.

Há quatro décadas o Paraná ocupou a maioria de seu território, substituindo 95% de suas florestas por áreas destinadas à agricultura e a pecuária. Hoje, para continuar aumentando a produção e gerando mais empregos no meio rural, é necessário adotar uma política de uso racional dos recursos naturais existentes, mas para que isso seja possível, primeiro é preciso conhecer o número exato de imóveis rurais que compõem a estrutura fundiária do Estado.

O produto explorado e as potencialidades produtivas baseiam-se quase sempre em estimativas, segundo a Divisão de Estatística Básica (DÉB) da SEAB, que sugeriu ao governador Roberto Requião o Programa de Cadastro Rural como um produto chave para o planejamento, diagnóstico e proposição de políticas para o meio rural. O programa visa a integração dos órgãos municipais, estaduais e federais, com a finalidade de manter uma base cadastral pública consistente, onde todos possam, com normas claras e objetivas, consultá-la e, se for o caso, atualizá-la.

O seminário marcou o início desse processo mostrando propostas de outros Estados para subsidiar a organização do cadastro. Até o final do ano a idéia é implementar várias áreas pilotos para avaliar metodologias que serão colocadas em prática na seqüência, com o apoio de órgãos estaduais e federais, iniciativa privada, universidades, prefeituras, cooperativas e produtores rurais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.