O governo federal está estudando a criação de um programa de apoio específico às cooperativas de café e de leite nos moldes do Recoop (Programa de Revitalização das Cooperativas). O anúncio foi feito ontem pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, durante reunião do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC).
Segundo o ministro, a proposta, que já foi apresentada ao Ministério da Fazenda, é estruturar o setor e não dar socorro financeiro. "Só vai entrar nesse programa quem aceitar a fusão. O objetivo é aumentar escala", afirmou Roberto Rodrigues, lembrando que haverá um limite mínimo de produção de leite e café para que as cooperativas possam aderir ao programa do governo federal.
Apoio à comercialização
Durante o encontro de ontem em Brasília, o ministro pediu ao CDPC que comece a definir a necessidade de recursos para manutenção de mecanismos de apoio à comercialização para a próxima safra. Segundo o ministro, as propostas devem ser encaminhadas ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão até a segunda semana de agosto. Para alavancar recursos para o setor, está em análise a possibilidade de utilização, na próxima safra, de dinheiro do Fundo Nacional de Defesa da Cafeicultura (Funcafé) para equalização de taxa de juros.
Na reunião foi criado um grupo de trabalho para definir políticas de médio e longo prazo para o setor. A equipe deve fazer um raio-x do endividamento, elaborar o quadro de oferta e demanda e analisar o fluxo de recursos.