CI

União Européia aprova nova legislação para transgênicos


O Parlamento Europeu aprovou nesta quarta-feira (02-07) em Estrasburgo, na França, nova legislação para os alimentos transgênicos. A partir de agora, a União Européia (UE) vai exigir rótulo aos produtos que apresentarem 0,9% de organismos geneticamente modificados (OGMs). O limite anterior determinava que a rotulagem era necessária para alimentos que contivessem 1% de transgenia.

Essa decisão não agradou os agricultores dos Estados Unidos, que reclamam das barreiras comerciais impostas pela Europa aos transgênicos. Segundo eles, essa decisão pouco vai mudar o atual panorama porque os obstáculos comerciais às exportações dos produtos agrícolas americanos dessa categoria irão continuar.

Os Estados Unidos reclamam na Organização Mundial de Comércio (OMC) contra a moratória decretada por vários países europeus desde 1998 à restrição da entrada de produtos agrícolas oriundos de grãos geneticamente modificados. Mesmo assim, a Associação de Produtores de Milho dos EUA acredita que as novas normas "criarão novos entraves ao livre e justo comércio entre agricultores dos Estados Unidos e consumidores europeus". As empresas americanas produzem 70% das safras de transgênicos do mundo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.