CI

Safra de grãos pode bater novo recorde



A colheita de grãos da safra 2002/2003 pode bater novo recorde, alcançando 120 milhões de toneladas. A expectativa é do analista da AgroConsult André Pessôa. “É bem possível que o governo eleve a estimativa de produção das atuais 115,211 milhões para 120 milhões de toneladas”, diz, referindo-se à previsão divulgada em maio. A nova previsão deve ser anunciada hoje pelo ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, ao divulgar os resultados do 5.º levantamento de safra feito pela Companhia Nacional de Abastecimento.

Ontem, Rodrigues disse que o superávit da balança comercial do agronegócio deve ultrapassar US$ 22 bilhões neste ano. No início da semana, o ministério divulgou superávit de US$ 11,281 bilhões no 1.º semestre – 49,8% acima de igual período de 2002.

O ministro esteve na Comissão de Relações Exteriores do Senado, e informou que o governo proporá à iniciativa privada a criação de um fundo para pesquisas na área agrícola. As cooperativas destinam 5% do faturamento bruto mensal para financiar suas ações. “A criação de fundos é um modelo mundial. O grande beneficiário da pesquisa, o produtor, precisa participar.”

Apesar das boas notícias, ele disse estar preocupado com a “crise da abundância”. “A pior crise da agricultura é essa. Quando sobram alimentos, os preços despencam e os custos continuam os mesmos.” Rodrigues voltou a defender a união de cooperativas. citando o exemplo da Dinamarca, onde há 35 anos havia 1.040 cooperativas de leite. “Hoje, existe uma e ninguém quebrou. Elas se uniram, reduziram custos e aumentaram o poder de barganha.”

O ministro deve revisar para cima a previsão de colheita de 9,06 milhões de toneladas na safrinha de milho – a AgroConsult estima produção de 10,26 milhões de toneladas. Quanto ao trigo, a consultoria prevê colheita de 4,665 milhões de toneladas, crescimento de 60% no ano-safra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.