CI

Ministro da Agricultura participa hoje de reunião em SP a debater metas para Cancún


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, participa hoje (01-09) de uma reunião preparatório com a Câmara do Agronegócio, em São Paulo, para definir os assuntos a serem tratados na reunião de Cancún, no México, que ocorre no período de 10 a 14 de setembro. Rodrigues, que esteve neste final de semana na Expointer 2003, afirmou que os Estados Unidos e a União Européia já demonstraram um certa “antipatia” pelo acordo que pede a queda nos subsídios agrícolas para os países desenvolvidos e uma maior abertura aos produtos agrícolas dos países em desenvolvimento.

Reiterou que o acordo firmado entre os EUA e a UE é “absolutamente inaceitável aos países em desenvolvimento”. Ele também afirmou que o documento produzido pelo coordenador geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) e embaixador do Uruguai, Perez de Castilho, está mais próximo dos interesses dos países desenvolvidos do que dos países em crescimento. Mesmo assim considera que este poderá ter uma boa aceitação em Cancún. “Eu tenho esperança e não otimismo de estabelecer uma baliza para negociações futuras no setor agropecuário. Sem um acordo agrícola não haverá acordo na rodada de Doha”, frisou Rodrigues.

O ministro destacou a importância da OMC em criar um painel (grupo de especialistas) para examinar uma denúncia apresentada pelo Brasil, Austrália e Tailândia sobre as subvenções da União Européia ao açúcar. Para o Brasil, que ao lado da Austrália é o principal produtor de açúcar de cana do mundo, a política açucareira da UE é responsável pela queda dos preços mundiais a um nível inferior aos custos de produção e viola os dispositivos da OMC. “Esse painel é emblemático e a decisão que for tomada poderá abrir uma gigantesca avenida no questionamento dos subsídios dos países desenvolvidos para os produtos agrícolas”, enfatizou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.